Cássio Pires



Cássio Pires (1976) é Mestre em Artes Cênicas e Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo e integrante fundador do coletivo teatral Filme Bê.

Escreveu, entre outras, Os Amigos dos Amigos, a partir da obra de Henry James, espetáculo vencedor do Cultura Inglesa Festival 2011; Teseu, escrita a partir de convite do projeto Conexões 2011; Vigília, encenada no Intercity Festival 2007 (Teatro della Limonaia, Florença, Itália); Perímetro, desenvolvida durante o II Workshop de dramaturgia do Royal Court Theatre em São Paulo e integrante dos ciclos de Leituras Dramáticas do  Intercity Festival 2004 e do festival Tramedautore 2005, realizado no Piccolo Teatro, de Milão; Peça de Elevador, encenada pela Cia Elevador de Teatro Panorâmico no Centro Cultural Banco do Brasil (2006); Mal Necessário, encenada na II Mostra de Dramaturgia Contemporânea do Teatro Popular do SESI; Mais Um e Para um banho depois da tarde (esta última, em parceria com Ana Roxo), ambas produzidas pela Cia dos Dramaturgos. 

Trabalhou ainda em parceria com o Grupo XIX de Teatro (Rosa Indevida, experimento cênico), com a Cia Estável (orientação de dramaturgia de Homem Cavalo & Sociedade Anônima) e com o Grupo Matula Teatro (Chuva Pasmada, adaptado da obra de Mia Couto).

Por seus trabalhos em dramaturgia, foi contemplado com uma série de prêmios, entre os quais se destacam o Prêmio Estímulo de curtas-metragens da Secretaria de Estado da Cultura, o 2º lugar no Prêmio Plínio Marcos e a menção honrosa do Concurso Nacional de Literatura de Belo Horizonte.

Como arte-educador, ministrou oficinas em diversos equipamentos culturais e participou dos projetos Formação de Público, Teatro Vocacional, Ademar Guerra e CAT (Centro de Aperfeiçoamento Teatral, da Cooperativa Paulista de Teatro). Ex-professor do Centro Universitário Belas Artes e da Escola Superior de Artes Célia Helena, atualmente leciona no curso de Artes Cênicas da Uniban e é professor convidado da SP Escola de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário